Fazer análise, viver a psicanálise, estudar o inconsciente, ser trasnsformado por ele, transformar o inconsciente, se reinventar, tudo isso é uma experiência científica em si mesmo.
As teorias da psicanálise são algo em que podemos nos guiar para conhecer um pouco o humano e suas pendências com seus desejos.
Certamente, existem teorias científicas no mundo que podem ser demonstradas empiricamente. No caso das teorias psicanalíticas, o que emerge delas é algo mais complexo, pois elas mesmas se depõe umas contra as outras ou se complementam de alguma forma, apresentando vários nichos teóricos onde vários especialistas e analistas se reúnem em um determinado modelo para sedimentar experiências e guiar suas clínicas de acordo com alguns parâmetros condensados, para filtrar os significados e interpretações dos conteúdos e expressões do inconsciente. A Psicanálise é algo que tem que ser vivenciado em si mesmo.
Vivenciar o inconsciente na análise, nos sonhos decorrentes dela, nas rearticulações do passado no presente, é uma tarefa difícil pois envolve um encontro às vezes descomunal com o desconhecido. O desconhecido em si mesmo. Algo que sempre foi o indivíduo ou parte dele, mas que nunca verdadeiramente se apresentou a ele.
Fazer análise é ao mesmo tempo ser objeto e pesquisador de si.
Agora, ser analista é um assunto para uma outra conversa.
Um comentário:
Fiz análise (fui analisado? haha) por 2 anos. Foi uma experiência muito proveitosa e recomendo a qualquer um.
Creio que tenhas formação no campo da psicanalise, pelas tuas palavras bem formuladas e expostas de maneira compreensível.
Achei teu blog pelo texto publicado no Saindo da Matrix, ontem. Já estou seguindo-o hehe
Não lí todo mas pretendo, curti os textos.
tenho um blog também mas como não tenho conhecimentos acadêmicos sobre o assunto, minhas colocações são bem mais leigas, procuro ir mais pelos meandros da espiritualidade ou do que se entende por ela, algumas criticas sociais e afins...
http://buscandoosentido.blogspot.com
recomendo o primeiro e ultimo post's, nesta mesma ordem, por favor, deixe sua opinião!
Abraço e parabéns pelos textos!
Postar um comentário